
Após mais de três décadas de espera, o Governo de São Paulo deu início neste domingo (31) à revitalização completa da Prainha do Riacho Grande, em São Bernardo, com ações voltadas ao turismo, lazer e desenvolvimento econômico.O governador Tarcísio de Freitas e o prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, participaram da cerimônia de assinatura da ordem de serviço, com a autorização do início das obras.
Por meio de convênio com o Estado, o projeto do município conta com aporte de R$ 22 milhões do Governo de São Paulo e R$ 6 milhões de recursos municipais. A previsão para conclusão das obras é de cerca de 15 meses.
“O Riacho Grande tem um potencial turístico gigantesco. As pessoas estão vindo de vários locais de São Paulo. É um investimento importante em uma revitalização completa. O objetivo é trazer mais gente para cá, essa região será referência”, disse o governador.
A iniciativa tem como foco transformar o espaço em um moderno complexo turístico, esportivo e náutico, ampliando as opções de convivência, entretenimento e geração de renda para moradores e visitantes.
Entre as melhorias estão a implantação de pet park, playground, área coberta para eventos e atividades comunitárias, pergolado para convivência, chafariz interativo, quadra de beach tennis, chuveirão e pontos de hidratação para os frequentadores.
Além disso, o empreendimento contará com complexo náutico, que fortalecerá o turismo do Riacho Grande, criando novas oportunidades para o setor. O projeto contempla píeres especializados para lanchas, jet skis, embarque e desembarque de passageiros, pesca e convivência, além de uma rampa para acesso de embarcações à água. Outro destaque será a implantação de um restaurante flutuante, proporcionando uma experiência diferenciada aos visitantes, com vista privilegiada para a Represa Billings.
A infraestrutura de apoio também será ampliada com sanitários públicos acessíveis, edifício administrativo, espaços para guarda de materiais, manutenção dos quiosques já existentes e instalação de novos pontos comerciais para alimentação e serviços.
O projeto da revitalização da Prainha ainda contará com um complexo de segurança aos banhistas e visitantes com base do Corpo de Bombeiros, posto da Polícia Militar, base da GCM (Guarda Civil Municipal) e estrutura de fiscalização das atividades náuticas.
No projeto, estão previstas áreas de estacionamento, ciclovia, paraciclos, piso acessível com rampas e sinalização tátil, além de espaço exclusivo para embarque e desembarque de veículos por aplicativos.
Geral Correios divulgam selecionados para Programa Jovem Aprendiz 2026
São Paulo Coronel Alexandre Boggi assume comando do Corpo de Bombeiros de São Paulo
São Paulo Operação da Polícia Civil desarticula esquema de desvio de máquinas de cartão e prende 7 suspeitos
Geral Operação na zona sul do Rio tem 6 presos e homem baleado em ônibus Geral Operação da Polícia Civil investiga descontos em benefícios do DF Esquema irregular pode ter ocorrido em salários de aposentados
São Paulo PM de SP prende homem que fez reféns em ônibus que levava pacientes para hospital em Ribeirão Preto
São Paulo Metrô de SP terá distribuição gratuita de álbuns da Copa e pontos de doação de figurinhas
São Paulo Cerca de 120 jovens da Fundação CASA buscam capacitação por meio dos vestibulares da Etec e Fatec no segundo semestre