A partir deste ano, os meses de julho serão marcados por campanhas e ações de conscientização sobre a importância da saúde bucal .
As medidas fazem parte do Julho Neon, instituído pela Lei 15.408/2026 , assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A norma reforça a prioridade do Executivo em relação ao tema. Em maio de 2023, criou a Política Nacional de Saúde Bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa fortaleceu o Brasil Sorridente , programa de assistência odontológica criado em 2004, com os principais objetivos:
Em agosto de 2025, foram entregues 400 Unidades Odontológicas Móveis, a partir do investimento de R$ 152 milhões do Novo PAC Saúde.
Esses veículos itinerantes servem para ampliar o acesso da população, especialmente em áreas remotas ou de difícil acesso, por meio do atendimento direto às comunidades.
Saúde Governo institui Política de Qualidade e Segurança do Paciente no SUS Saúde Municípios devem guardar vacina do Butantan até nova decisão Ministério da Saúde não irá distribuir novas doses neste momento Saúde Vacina do Butantan não é aplicada em crianças nos postos de saúde Imunizante destinado às crianças é fabricado pelo laboratório Takeda
Saúde Dor crônica terá 5 de julho como dia nacional de conscientização