
“Mais de 90% dos acidentes podem ser evitados com condutas corretas de trânsito”, alerta o coronel Hugo Araújo dos Santos, comandante da Polícia Militar Rodoviária.
Este é um dos motes do lançamento das ações do Maio Amarelo 2026 , movimento de conscientização voltado à preservação de vidas nas ruas e rodovias paulistas. Com o tema “no trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, a campanha deste ano reforça a importância da empatia, da responsabilidade e das escolhas conscientes para reduzir acidentes e mortes.
Segundo o comandante da Polícia Militar Rodoviária , o principal desafio enfrentado atualmente é a redução dos acidentes de trânsito, sendo que mais de 40% das autuações no estado estão relacionadas ao desrespeito aos limites de velocidade. “Antecipar a saída em alguns minutos pode permitir uma redução de até 20 km/h na velocidade durante o deslocamento”, explicou.
Outro ponto de preocupação é o uso do celular ao dirigir , atualmente uma das infrações mais frequentes registradas pelo policiamento rodoviário. “As pessoas acham que será algo rápido, mas ao tirar a atenção da via, o risco de provocar acidentes graves aumenta muito”, alertou.
As autoridades também chamam a atenção para os altos índices de mortes e ferimentos graves envolvendo motociclistas. Segundo a PM Rodoviária, muitos casos de amputações e lesões permanentes atendidos em hospitais estão relacionados a acidentes com motos.
Além disso, a regra é nunca dirigir após consumir bebida alcoólica , realizar ultrapassagens apenas em locais permitidos e utilizar o cinto de segurança também no banco traseiro. “Mais de 60% das pessoas não usam cinto no banco traseiro porque acreditam que o risco é menor, mas isso é um mito. O cinto ajuda a salvar vidas em qualquer posição do veículo”, destacou o coronel Hugo.
No primeiro trimestre deste ano, a PM Rodoviária realizou quase 500 mil testes de etilômetro nas rodovias paulistas e registrou mais de um milhão de infrações de trânsito. No mesmo período, 274 mil veículos foram fiscalizados e 850 autuações por alcoolemia foram aplicadas.
Durante todo o mês de maio, a PM Rodoviária e o Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (CPTran) intensificam operações educativas e de fiscalização em diferentes regiões do estado. As ações incluem bloqueios policiais, fiscalização de velocidade, combate à alcoolemia, orientação de pedestres e motociclistas, além de campanhas de conscientização sobre direção segura.
O capitão Wagner Lima, do Comando de Policiamento de Trânsito, destacou que as operações foram ampliadas para reforçar a segurança dos motociclistas, público que concentra grande parte dos acidentes graves registrados atualmente. “O trânsito é um espaço coletivo. Todos nós fazemos parte dele: motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres”, afirmou.
Ainda segundo o capitão, o policiamento de trânsito também vem intensificando ações de fiscalização e prevenção em áreas urbanas. Entre janeiro e março deste ano, 63 mil condutores foram submetidos ao teste do etilômetro durante operações do CPTran. Nesses bloqueios realizados na capital paulista, foram recuperados 132 veículos.
Para combater os principais fatores de risco no trânsito, também são realizadas campanhas educativas em escolas, vias públicas e estabelecimentos, além do reforço de ações preventivas e de fiscalização em diferentes pontos do estado, com apoio dos batalhões regionais.
“O trânsito é um espaço compartilhado e cada decisão impacta não apenas quem dirige, mas também famílias e toda a sociedade. No trânsito, escolha a vida. Escolha segurança”, concluiu.
São Paulo Aulas gratuitas de matemática são oferecidas na estação Sé do Metrô
São Paulo Rodovia de SP que liga a Baixada Santista ao Vale do Ribeira recebe mais de R$ 260 milhões em modernização
São Paulo Governo de SP cria campanha para proteger futuro de crianças e adolescentes
São Paulo Cidades de SP registram em um dia volume de chuva esperado para o mês todo; Defesa Civil alerta para continuidade do tempo instável
São Paulo Em fase final de construção, Travessia Subaquática Santos–Guarujá vai solucionar problema histórico de escassez hídrica na região
São Paulo Cidade de São Paulo avança de 86% para 94% no índice de tratamento de esgoto e se aproxima da universalização
São Paulo Empreendedor Artesão leva atendimento gratuito e integrado aos artesãos em Itatiba
São Paulo Aniversário do Museu da Imigração, Projeto Guri na e exposição no MIS Experience; veja destaques do Agenda Viva SP
São Paulo Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda atingem 1 bilhão de passageiros transportados nos últimos quatro anos