
O Governo de São Paulo mobiliza atendimento às famílias atingidas por explosão na tarde desta segunda-feira (11), na região do Jaguaré, zona oeste da capital.
Representantes das Secretarias de Estado de Segurança Pública e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) estiveram no local do incidente para detalhar as ações de resgate, atendimento imediato a vítimas e mitigação de danos provocados pela explosão de uma tubulação de gás encanado.
O governador Tarcísio de Freitas convocou uma reunião logo após a explosão com as empresas envolvidas, no Palácio dos Bandeirantes. “Nossa prioridade neste momento é garantir o rápido alojamento e acolhimento daqueles que tiveram suas casas impactadas, e também a segurança de todos, bem como de seus pertences. Todos terão seus prejuízos ressarcidos e suas residências devidamente recuperadas.”
Segundo o secretário-executivo da Segurança Pública, coronel Henguel Ricardo Pereira, 46 imóveis foram interditados pela Defesa Civil e cerca de 160 pessoas afetadas estão sendo cadastradas para receber assistência. Um homem de 45 anos morreu no local e ao menos três pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para atendimento médico. “Estamos fazendo o cadastro de todas as pessoas que foram vítimas e prestando apoio também às que foram hospitalizadas.”
Representantes da Sabesp e da Comgás disponibilizaram uma primeira indenização imediata às vítimas no valor de R$ 2 mil. Além disso, os desabrigados foram enviados para hotéis. De acordo com representantes das concessionárias, a partir desta terça-feira (12) haverá levantamento de danos e o pagamento total de despesas e prejuízos que foram causados. Os afetados também irão receber assistência médica e psicológica.
Foram mobilizadas, imediatamente, 15 viaturas com equipes do Corpo de Bombeiros, seis da Defesa Civil e diversas equipes da Polícia Militar para atuar nas ações de resgate e salvamento.
A energia na área foi desligada como procedimento de segurança. As equipes realizaram buscas sob os escombros com auxílio de cães no local durante toda a noite.
O secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves, informou que a perícia será feita pelo Instituto de Criminalística com apoio técnico do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). “A investigação já está em curso. Neste momento, nossa maior preocupação é acolher as pessoas, cuidar de onde vão dormir, o que vão precisar e contar com a segurança do local”, disse o secretário.
Equipes técnicas da Arsesp foram ao local para fiscalizar a atuação das concessionárias responsáveis pelos serviços regulados e iniciar, em conjunto com as autoridades competentes, a investigação rigorosa das causas do acidente.
A agência solicitará às concessionárias todos os documentos e registros operacionais relacionados à prestação dos serviços no local, bem como as informações específicas sobre a manutenção realizada no endereço nesta segunda-feira. Caso sejam constatadas falhas, descumprimento de normas ou responsabilidade de empresa fiscalizada, serão adotadas as medidas regulatórias e sancionatórias cabíveis.
São Paulo Estação Água Branca passará a ter integração com o metrô
São Paulo Gestão da pressão traz economia equivalente a dois meses do consumo de água da cidade de São Paulo
São Paulo Entenda como funciona monitoramento por satélite e inteligência artificial nos rios Tietê e Pinheiros Geral Empresa de ônibus é alvo de investigação por ligação com o PCC Ações são feitas em SP, na região metropolitana e em Extrema (MG)
São Paulo Estado de SP tem novas unidades do Cozinhalimento para capacitação e geração de renda
São Paulo Governo de SP lança guia para ajudar empresas paulistas a exportar
São Paulo SP lança coletânea com práticas para envelhecimento como instrumento de apoio à gestão pública
São Paulo Alerta do Muralha Paulista leva à prisão de procurado por estupro de vulnerável no Metrô da Barra Funda, na capital