
Os municípios de Indaiatuba, Itu e Salto, que compõem o Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí, poderão contar com a construção da segunda etapa da Barragem do Piraí, obra fundamental para a segurança hídrica da região. Com R$ 177 milhões em investimentos, o projeto será viabilizado pela adesão ao Universaliza SP, programa do Governo do Estado que visa promover a regionalização dos serviços de saneamento, permitindo ganhos de escala, maior eficiência operacional e viabilização de investimentos estruturantes, além de projetos de segurança e resiliência hídrica.
A Barragem do Piraí é um projeto estruturante e estratégico para garantir de forma sustentável a resiliência hídrica dos três municípios do consórcio. Com a conclusão da segunda etapa da barragem, os três municípios reduzirão a dependência de mananciais mais vulneráveis para o abastecimento, permitindo atender a demanda atual e futura de água pela população.
Entre as intervenções previstas para este projeto, estão a construção do dique de proteção da Fazenda Pirahy, com 700 metros de extensão e 9,5 metros de altura, a construção das adutoras e das estações elevatórias de água destinadas aos municípios de Itu e Salto, além da implantação de dispositivos ambientais e operacionais, como o sistema de transposição de peixes e a limpeza do reservatório. A execução da obra está prevista para os anos de 2027 e 2028.
“O Universaliza SP permite que viabilizemos projetos estruturantes como a Barragem do Piraí, que irá melhorar a resiliência hídrica dos municípios de Indaiatuba, Itu e Salto. Desta forma a população poderá contar com mais qualidade de vida agora e no futuro”, destaca a secretária de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.
O investimento será viabilizado por meio de uma Parceria Público Privada. O operador será escolhido por licitação pública, e será responsável por construir e operar a barragem e o sistema produtor, da captação até a entrega às Estações de Tratamento de Água dos municípios. Os documentos relacionados ao edital de licitação estão disponíveis para consulta pública no site da SPI. Para participar da consulta, acesse https://www.parceriaseminvestimentos.sp.gov.br/sec-parcerias-investimentos/projetos/projetos-qualificados/universalizasp .
Ainda dentro deste processo participativo, serão realizadas 5 audiências públicas com o objetivo de esclarecer dúvidas, apresentar os principais aspectos da modelagem e colher sugestões de municípios, especialistas, representantes do setor produtivo e da população.
As audiências serão realizadas nas seguintes datas:
* São Caetano do Sul: 11 de maio, às 14h
* Americana: 12 de maio, às 10h
* São Carlos: 14 de maio, às 14h
* São José do Rio Preto: 15 de maio, às 10h
* Virtual: 18 de maio, às 13h
Geral Quina de São João sorteia prêmio de R$ 260 milhões neste domingo
São Paulo Com apoio da USP, novo centro vai usar IA para ajudar a gestão pública paulista na análise de leis e decretos
São Paulo Prova do Vestibular das Fatecs para o segundo semestre acontece neste domingo (28)
São Paulo Conheça as obras e ações previstas para aumentar a resiliência no abastecimento de água de SP
São Paulo Equipes paulistas avançam nas ações de resposta ao terremoto na Venezuela
São Paulo Operação SP Mobile rastreia celulares levados de São Paulo para outro estado e devolve aparelhos às vítimas