
A 1ª seletiva dos Jogos Escolares Paralímpicos do Estado de São Paulo (JEESP) foi disputada nesta terça-feira (28) com provas de atletismo, jogos de bocha e futebol para pessoas com paralisia cerebral realizados no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.
As competições aconteceram simultaneamente, de manhã e de tarde, promovendo a inclusão e o intercâmbio entre estudantes de escolas públicas, privadas e técnicas, que estão iniciando sua jornada no paradesporto. Além de competir, todos puderam se alimentar no local, tendo uma dimensão do número de envolvidos no evento, entre organizadores, jovens atletas e comissões técnicas.
O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, acompanhou as primeiras competições do JEESP Paralímpico.

“Juntando todas as quatro seletivas temos quase 300 inscritos e ficamos na torcida para que os atletas melhores colocados no JEESP sigam fazendo de São Paulo o estado vitorioso nas Paralimpíadas Escolares. Estou certo de que os Jogos Escolares Paralímpicos seguirão revelando grandes talentos e veremos alguns deles representando o Brasil nas próximas Paralimpíadas”, projetou o secretário.
Um jovem representante do Time São Paulo esteve em ação e saiu vencedor da prova Petra (corrida com auxílio de uma tricicleta sem pedais) nos 100m rasos. Yuri Cabral, 18 anos, é o atual recordista da prova com 14s35.
“Faço parte do Time São Paulo há um ano e nesse intervalo de tempo os treinos se intensificaram contribuindo com minha evolução. Quero seguir no esporte, disputar uma Paralimpíada, quem sabe na edição de 2032 em Brisbane, e cursar educação física”, contou ele que também compete no arremesso de peso.
A programação do JEESP contempla 15 modalidades distribuídas em quatro seletivas, todas realizadas no mesmo local, entre abril e maio. Essas seletivas antecedem a final estadual, agendada para o mês de agosto, envolvendo as modalidades de atletismo e natação.
Os Jogos Escolares Paralímpicos do Estado de São Paulo é promovido pelas secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Esportes, Educação e o Centro Paula Souza.
Além de promover a inclusão, o JEESP busca descobrir mais paradesportistas para programas como o Bolsa Talento Esportivo e o Centro de Excelência Esportiva, e selecionar atletas para representar o Estado de São Paulo nas Paralimpíadas Escolares.
A competição contempla jovens atletas de 11 a 19 anos, dependendo da modalidade, e seleciona os de maior destaque para representar o estado de São Paulo nas Paralimpíadas Escolares, que será realizada em novembro. Ao todo, são 15 modalidades diferentes: atletismo, badminton, bocha, goalball, judô, futebol de cegos, futebol de pessoas com paralisia cerebral, halterofilismo, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira, taekwondo, rúgbi em cadeira de roda, basquete em cadeira e vôlei sentado
São Paulo Homens idosos que dormem mais de nove horas têm maior risco de perder mobilidade, diz estudo
Geral Quina de São João sorteia prêmio de R$ 260 milhões neste domingo
São Paulo Com apoio da USP, novo centro vai usar IA para ajudar a gestão pública paulista na análise de leis e decretos
São Paulo Prova do Vestibular das Fatecs para o segundo semestre acontece neste domingo (28)
São Paulo Conheça as obras e ações previstas para aumentar a resiliência no abastecimento de água de SP
São Paulo Equipes paulistas avançam nas ações de resposta ao terremoto na Venezuela
São Paulo Operação SP Mobile rastreia celulares levados de São Paulo para outro estado e devolve aparelhos às vítimas
São Paulo PM intensifica abordagens a motociclistas em operação contra roubos e furtos de veículos em SP
São Paulo Jogos que avaliam desempenho motor contribuem para diagnóstico do autismo