
A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) depositou, nesta terça-feira (28), R$ 1,70 bilhão na conta dos 645 municípios paulistas. Esse é o quarto repasse referente ao mês, do ICMS arrecadado no período de 20 a 24 de abril, já com o desconto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
A Sefaz-SP já havia repassado R$ 1,97 bilhão aos municípios em três outras transferências realizadas em 7/4 e 14/4, relativos ao ICMS apurado nos períodos de 30/3 a 3/4, de 6 a 10/4, e de 13 a 17/4, respectivamente. Com o depósito desta terça-feira (28), o valor acumulado em abril sobe para R$ 3,67 bilhões.
Os valores correspondem a 25% da arrecadação do imposto, que são distribuídos às administrações municipais com base na aplicação do Índice de Participação dos Municípios (IPM) definido para cada cidade.
No primeiro trimestre de 2026, o Governo Estadual realizou treze repasses semanais às cidades paulistas totalizando R$ 11,56 bilhões do ICMS.
Os repasses semanais são feitos sempre até o segundo dia útil de cada semana, conforme prevê a Lei Complementar nº 63, de 11/01/1990. As consultas dos valores podem ser feitas no site da Fazenda, no link Acesso à Informação > Transferências de Recursos > Transferências Constitucionais a Municípios .
Os valores semanais transferidos aos municípios paulistas variam em função dos prazos de pagamento do imposto fixados no regulamento do ICMS. Dependendo do mês, pode haver até cinco datas de repasses. As variações destes depósitos oscilam conforme o calendário mensal, os prazos de recolhimento e o volume dos recursos arrecadados.
A agenda de pagamentos está concentrada em até cinco períodos diferentes no mês, além de outros recolhimentos diários, como por exemplo, os relativos à liberação das operações com importações.
Os repasses aos municípios são liberados de acordo com os respectivos Índices de Participação dos Municípios, conforme determina a Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988. Em seu artigo 158, inciso IV está estabelecido que 25% do produto da arrecadação de ICMS pertence aos municípios, e 25% do montante transferido pela União ao Estado, referente ao Fundo de Exportação (artigo 159, inciso II e § 3º).
Os índices de participação dos municípios são apurados anualmente (artigo 3°, da LC 63/1990), para aplicação no exercício seguinte, observando os critérios estabelecidos pela Lei Estadual nº 3.201, de 23/12/81, com alterações introduzidas pela Lei Estadual nº 8.510, de 29/12/93.
São Paulo Homens idosos que dormem mais de nove horas têm maior risco de perder mobilidade, diz estudo
Geral Quina de São João sorteia prêmio de R$ 260 milhões neste domingo
São Paulo Com apoio da USP, novo centro vai usar IA para ajudar a gestão pública paulista na análise de leis e decretos
São Paulo Prova do Vestibular das Fatecs para o segundo semestre acontece neste domingo (28)
São Paulo Conheça as obras e ações previstas para aumentar a resiliência no abastecimento de água de SP
São Paulo Equipes paulistas avançam nas ações de resposta ao terremoto na Venezuela
São Paulo Operação SP Mobile rastreia celulares levados de São Paulo para outro estado e devolve aparelhos às vítimas
São Paulo PM intensifica abordagens a motociclistas em operação contra roubos e furtos de veículos em SP
São Paulo Jogos que avaliam desempenho motor contribuem para diagnóstico do autismo