
O Governo de São Paulo abriu nesta segunda-feira (27) seu estande na Agrishow 2026, que segue até 1º de maio em Ribeirão Preto. O espaço, um dos maiores da 31ª edição da feira, foi estruturado para apresentar, de forma integrada, políticas públicas, inovação tecnológica e ações de desenvolvimento sustentável para o agro paulista promovidas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.
“Temos orgulho desse agro tecnificado, diversificado, que faz a diferença e representa um quarto de nosso PIB. Nossa presença aqui é para agradecer a quem investe muito em tecnologia, para, junto com a pesquisa, aumentar nossa produtividade. É por isso que somos cada vez mais referência”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
Ao longo do evento, o governo também apresenta em seu espaço os resultados do Programa Paulista de Regularização Fundiária, coordenado pela Fundação ITESP. Entre 2023 e março de 2026, foram regularizados mais de 237 mil hectares e emitidos mais de 12 mil títulos, além de 120 mil hectares com trabalhos técnicos fundiários, reforçando a política de inclusão produtiva e desenvolvimento territorial.
A programação do estande reúne ainda as principais iniciativas e tecnologias desenvolvidas pelos institutos ligados à secretaria. A APTA apresenta soluções em ciência e inovação voltadas ao aumento da produtividade e da sustentabilidade no campo. O Instituto Agronômico (IAC) destaca o desenvolvimento de variedades mais resistentes a desafios climáticos e sanitários, enquanto o Instituto de Zootecnia (IZ) leva a Caravana Giro do Leite, com foco na qualidade e eficiência da produção leiteira.
Também compõem o estande os trabalhos do Instituto Biológico (IB-Apta), do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) e do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), que ampliam a oferta de soluções em sanidade, inteligência de mercado e processamento de alimentos em diversas regiões do estado.
Já a Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) apresenta ações voltadas à assistência técnica, com foco em inovação, sustentabilidade e aumento da produtividade, especialmente para pequenos e médios produtores.
Outro destaque do estande é o espaço destinado ao crédito rural, por meio do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), que amplia o acesso a financiamentos com condições facilitadas para pequenos e médios produtores. Desde 2023, o programa já disponibilizou mais de R$ 800 milhões em crédito, com taxas subsidiadas e linhas voltadas à modernização da produção, irrigação, sustentabilidade, apoio à pecuária e mulheres do agro. Com atendimento no local, o espaço busca estimular investimentos produtivos e aumentar a competitividade do setor no estado.
A edição deste ano marca um novo momento das Rotas de São Paulo, iniciativa de estímulo ao turismo rural. Pela primeira vez, o Pavilhão de Artesanais reúne, em um único espaço, as rotas do café, cachaça, vinho e queijo, com a participação de mais de 90 produtores.

Além da exposição e comercialização, o espaço destaca ações do governo para fortalecer essas cadeias, com iniciativas voltadas à formalização, assistência técnica, acesso a crédito e pesquisa aplicada.
São Paulo Bom Prato terá horário especial de funcionamento nesta segunda-feira (29) por causa do jogo da Seleção Brasileira
São Paulo Tecnologia baseada em fibras sintéticas recicladas permite produzir água potável a partir da umidade do ar
São Paulo Homens idosos que dormem mais de nove horas têm maior risco de perder mobilidade, diz estudo
Geral Quina de São João sorteia prêmio de R$ 260 milhões neste domingo
São Paulo Com apoio da USP, novo centro vai usar IA para ajudar a gestão pública paulista na análise de leis e decretos
São Paulo Prova do Vestibular das Fatecs para o segundo semestre acontece neste domingo (28)
São Paulo Conheça as obras e ações previstas para aumentar a resiliência no abastecimento de água de SP
São Paulo Equipes paulistas avançam nas ações de resposta ao terremoto na Venezuela
São Paulo Operação SP Mobile rastreia celulares levados de São Paulo para outro estado e devolve aparelhos às vítimas