
Apresentação gratuita integra o projeto ‘Música na Praça’ e amplia o acesso à música brasileira no município
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), promove, no sábado (25/5), uma apresentação gratuita do ‘Duo de Choro Cinema Mudo’, dentro do projeto ‘Música na Praça’. O espetáculo ocorre às 18h, na Praça Pôr do Sol, em Boiçucanga.
Formado por flauta transversal e violão, o duo foi criado em 2021, em Ubatuba, com a proposta de preservar e difundir o choro, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e considerado uma das bases da música instrumental brasileira. No palco, os músicos apresentam arranjos próprios que percorrem diferentes vertentes do gênero, promovendo apreciação musical e difusão cultural.
A sonoridade do grupo se caracteriza pelo diálogo entre a flauta, responsável pelas melodias, e o violão, que conduz as harmonias, formando uma unidade musical com variações rítmicas. O repertório inclui obras de compositores do choro e contempla diferentes estilos e autores do gênero.
Com trajetória consolidada, o ‘Duo de Choro Cinema Mudo’ já se apresentou em espaços culturais no Brasil e no exterior, com passagens por unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc), teatros, centros culturais e instituições internacionais no Paraguai. Em 2025, lançou o álbum ‘Choro: o ritmo do Brasil’, com 16 faixas.
O grupo é formado pela flautista Ekaterina Abashkina, natural da Rússia, com formação erudita em São Petersburgo, e pelo violonista Paulo Cesoli, músico e educador com atuação na difusão do choro e da música popular brasileira.
A apresentação integra a programação cultural do município e amplia o acesso à música brasileira.
Serviço
Música na Praça: Duo de Choro Cinema Mudo
Data:25 de abril - sábado
Horário:18h
Local:Praça Pôr do Sol – Boiçucanga
Gratuito
#PraTodosVerem:Conjunto de quatro fotos de um duo musical formado por um homem negro, que toca violão de sete cordas, e uma mulher branca de cabelos cacheados, que toca flauta transversal. Nas duas primeiras imagens, eles posam em uma charmosa rua de paralelepípedos com casarios coloniais brancos ao fundo; na primeira, tocam em pé entre folhagens e na segunda aparecem sentados à mesa de um café. As fotos seguintes mostram o duo em apresentações musicais: uma em um palco com fundo geométrico iluminado em tons de laranja e verde, e a última sob iluminação focada em um palco escuro. Fim da descrição.
São Sebastião - SP Semana Nacional de Arquivos promove ações para valorizar a memória e o patrimônio de São Sebastião
São Sebastião - SP Festival Felino chega à terceira semana com circo contemporâneo e teatro em São Sebastião
São Sebastião - SP Banda Municipal remarca retreta em homenagem a Deodato Sant’Anna para este domingo
São Sebastião - SP Residência Pontos MIS 2026 abre inscrições para imersão audiovisual em julho
São Sebastião - SP Espetáculo ‘História de Pescador’, com Rodrigo Marques, abre venda de ingressos
São Sebastião - SP ‘A Última Entrevista de Marília Gabriela’ chega ao Teatro Municipal de São Sebastião em maio
São Sebastião - SP Prefeitura de São Sebastião abre inscrições para o Programa Bolsa-Música Bandas e Fanfarras 2026
São Sebastião - SP Escolas de Samba do grupo de acesso brilham e fazem o público sambar na Rua da Praia
São Sebastião - SP Casa da Cultura de São Sebastião recebe exposição ‘Recomeços’, com obras em macramê e crochê de Karina Rorman