
Os municípios da região do Alto Paranapanema, no sudoeste de São Paulo, receberão R$ 2 bilhões em investimentos até 2029 com objetivo de ampliar a rede de saneamento de água e esgoto nos 26 municípios atendidos pela Sabesp.
Os recursos serão direcionados à expansão dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, incluindo a implantação de novas estruturas, como estações de tratamento e elevatórias. Do total previsto, mais de R$ 1,84 bilhão será investido entre este ano e 2029, somando-se aos cerca de R$ 168 milhões já aplicados desde o segundo semestre de 2024.
No total, o plano prevê:
– 334 km de redes de água
– 772 km de redes de esgoto
– 116 estações elevatórias de esgoto
– 34 estações de tratamento de esgoto (ETEs)
– 3 estações de tratamento de água (ETAs)
– 1 estação elevatória de água tratada
Essas intervenções ajudam a evitar a falta de água mesmo em períodos de seca, ao reforçar a capacidade de captação, tratamento e distribuição de água e reduzir riscos de contaminação dos mananciais com a expansão do esgotamento sanitário, elevar os índices de coleta e tratamento de esgoto e contribuir diretamente para a melhoria das condições ambientais e de saúde pública na região.
O avanço também se reflete no investimento médio por habitante por ano, que saltou de R$ 78,15 para R$ 424,32, ampliando a capacidade de atendimento e a velocidade das obras. O aumento do investimento foi possível graças ao novo contrato firmado após a desestatização da Sabesp, realizada pelo Governo de São Paulo.
“Esse encontro foi fundamental para alinharmos, junto aos prefeitos, as prioridades de investimento e fortalecer o relacionamento com os municípios. Estamos falando de um planejamento construído de forma conjunta, que considera as diferentes realidades da região e acelera o caminho para a universalização do saneamento até 2029”, destaca Tatiane Nunes, gerente executiva de Estratégia Institucional da Sabesp.
Os indicadores operacionais já mostram a expansão dos serviços. Desde 2024, foram incorporados mais de 78 mil novos domicílios urbanos de água, além de cerca de 21 mil em áreas informais e rurais. Na coleta de esgoto, o crescimento ultrapassa 71 mil moradias urbanas e 16 mil em áreas informais e rurais. Além disso, o tratamento de esgoto chegou a mais de 81 mil novas casas, que ainda não contavam com o serviço.
Outro destaque é a ampliação da tarifa social: o número de famílias beneficiadas saltou de 23,5 mil, em junho de 2024, para 118,6 mil em fevereiro de 2026, ampliando o acesso ao saneamento para a população mais vulnerável.
Entre os municípios contemplados, Itapetininga concentra o maior volume de investimentos, com R$ 297,4 milhões previstos até 2029, sendo R$ 63,6 milhões já executados. Também se destacam Pardinho (R$ 402,3 milhões), Itapeva (R$ 213,6 milhões) e Pilar do Sul (R$ 179,8 milhões), além de cidades como Capão Bonito, Itararé, Paranapanema e Angatuba.
São Paulo CPTM terá operação especial para o jogo do Brasil nesta segunda-feira (29)
São Paulo Atividade física ao longo da vida reduz risco de depressão na velhice, mostra estudo
São Paulo Defesa Civil de São Paulo atua em área atingida pelo terremoto na Venezuela
São Paulo Exposição no Museu de Zoologia explora a grandiosidade da Amazônia a partir das pequenas espécies
São Paulo Bom Prato terá horário especial de funcionamento nesta segunda-feira (29) por causa do jogo da Seleção Brasileira
São Paulo Tecnologia baseada em fibras sintéticas recicladas permite produzir água potável a partir da umidade do ar