Quem usar ônibus como transporte na cidade de São Paulo a partir desta terça-feira (6) vai pagar uma passagem mais cara. Como anunciado no fim de 2025, a tarifa, que era de R$ 5 passa agora a custar R$ 5,30.
É um reajuste de 6% acima da inflação no período de um ano, que foi de 4,5%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No dia 29 de dezembro do ano passado, quando anunciou o reajuste da tarifa, a prefeitura de São Paulo justificou a mudança afirmando que o preço da passagem foi mantido em R$ 4,40 durante cinco anos.
“De 2020 a 2025 houve uma única atualização de 13,6% para R$ 5. E a inflação neste período foi de 40,31%. A correção atual para R$ 5,30 fica menos da metade do valor inflacionário desses cinco anos”, diz comunicado da administração municipal.
A prefeitura calcula o reajuste da passagem através de um outro índice, que é o de Preços ao Consumidor do Transporte Coletivo (IPC-Fipe Transporte Coletivo), que indicou 6,5% de variação no acumulado do ano.
Sem o subsídio pago pela prefeitura às empresas de ônibus, o valor da tarifa seria de R$ 11,78, segundo estudos da prefeitura de São Paulo.
Economia Com emprego aquecido, subutilização é a menor da história; entenda Economia Governo avalia aumentar teto do MEI para R$ 140 mil, diz ministro Segundo Moretti, proposta será levada ao Congresso nos próximos dias
Economia Déficit em contas externas foi R$ 3,2 bilhões no mês de maio, diz BC
Economia Bloqueio de R$ 23,7 bi não afetará serviços e benefícios, diz Moretti
Economia Governo usou lucros com exportação para conter preço dos combustíveis Economia Desemprego até maio cai para 5,6%, o menor já registrado no período Rendimento médio do trabalhador foi de R$ 3.726
Economia Banco Central prevê crescimento de 2% para o PIB em 2026