A qualidade do ar e da água da Cidade, as variações climáticas, fontes renováveis de energia e ações de conscientização para melhorar a qualidade ambiental do Município foram temas de reunião entre a Prefeitura de Praia Grande e a Fatec – Faculdade de Tecnologia, no último dia 3 de junho. Durante o encontro, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre as partes para a execução de pesquisas, atividades e projetos que possam promover melhorias para a sustentabilidade no Município.
O evento fez parte das comemorações da semana do Meio Ambiente e a assinatura do termo de cooperação contou com a presença do prefeito Alberto Mourão; do secretário Municipal de Meio Ambiente Valdir Pereira Ramos; da diretora da Fatec, Viviam Ester de Souza; de professores e coordenadores da unidade de ensino e de alunos dos cursos de Processos Químicos e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Um banco de dados digital será criado com indicadores ambientais da Cidade. Os estudos, levantamentos, medições e projetos de incentivo a sustentabilidade a serem executadas entre Fatec e Prefeitura devem tratar de temas relacionados às mudanças climáticas; qualidade do ar e mitigação de gases de efeito estufa; eficiência energética; aproveitamento de resíduos sólidos; fontes alternativas e renováveis de energia; qualidade das praias e demais corpos d’ água; soluções baseadas na natureza; coleta de dados e medição de indicadores de qualidade do meio ambiente; e educação ambiental.
A professora Fernanda Macedo, que coordenará o projeto na Fatec, fez uma explanação sobre o estudo técnico científico, destacando que todas as ações antrópicas - ou atividades realizadas pelos seres humanos que têm um impacto significativo no meio ambiente, nos ecossistemas e no planeta - são desafios sociais e econômicos. “Vamos realizar relatórios das mudanças climáticas, marés, ventos, chuvas e mostrar como tudo isso interfere no clima e no desequilíbrio da temperatura. O jovem acadêmico terá papel fundamental nesse levantamento para mitigar os impactos ambientais e iniciar o processo de conscientização em torno da sustentabilidade, visando a preservação dos recursos naturais e bem-estar da população”.
A diretora da unidade, Viviam Ester de Souza, citou que o projeto de parceria é pioneiro e de grande potencial para a Cidade. “Toda a pesquisa terá embasamento técnico e cientifico. Tudo isso vai ajudar a construir um futuro mais sustentável para Praia Grande Ao longo desses 23 anos a Fatec já colaborou muito com a Cidade, formando profissionais competentes e preparados. E com essa parceria, o legado a ser deixado será ainda maior. Praia Grande precisa continuar crescendo e se desenvolvendo, aliando tecnologia e sustentabilidade”.
O prefeito Alberto Mourão mencionou que os estudantes são o presente e futuro do País. “Vamos unir informação, ciência, tecnologia e o conhecimento do jovem universitário e dos professores. Tenho certeza que esse acordo renderá bons frutos, e vamos colaborar com dados, informações e mais o que estiver ao nosso alcance para enriquecer os estudos e pesquisas. A Prefeitura já tem trabalhado para que nossa Cidade evolua no desenvolvimento sustentável. Estamos implantando novos carros elétricos na frota de veículos, estudando a implantação de elétricos no transporte municipal e trabalhando para trazer energia solar aos prédios públicos, de forma gradativa. Tudo isso refletirá a qualidade ambiental e na qualidade de vida da nossa Cidade”.