Em Praia Grande, prevenção é levada à sério. E uma das melhores formas de evitar doenças é por meio da vacinação. E o Município tem alcançado resultados históricos neste quesito. Atualmente, a Cidade superou a ampla maioria das metas de cobertura vacinal preconizadas pelo Governo Federal.
Praticamente todos os índices dos imunizantes destinados a crianças menores de um ano estão iguais ou maiores que a meta indicada, conforme dados do painel de cobertura vacinal do Ministério da Saúde. Por exemplo, a vacina pólio injetável (VIP) atingiu 108,04%. Já a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, superou e muito a meta ao atingir 141,07% na primeira dose. Na segunda dose, o índice é de 99,40%, também acima da meta.
Outro dado relevante é com relação à vacina pentavalente, que imuniza a criança para doenças graves como difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pela bactéria H. influenzae tipo B. Este imunizante alcançou 106,85%. Importante vacina contra diversas doenças pulmonares, a pneumocócica 10-valente conjugada alcançou 108,33%, também ultrapassando e muito a meta federal.
Para alcançar esses resultados positivos, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande efetuou ações em diversas frentes. As equipes das Unidades de Saúde da Família (Usafas) realizaram busca ativa dentro dos equipamentos e junto a comunidade, com ação dos agentes comunitários de saúde, em parceria com a equipe de enfermagem. Também nas unidades, o acesso à vacinação foi ampliado, com trabalho de conscientização nas salas de espera junto à população, além de divulgação nas redes sociais e site da Prefeitura, bem como junto aos veículos de comunicação.
Outro aspecto importante ocorreu em relação à melhoria dos sistemas de informação em saúde e a integração da ferramenta municipal Saudetech com a plataforma do Ministério da Saúde. Um árduo trabalho das equipes técnicas foi implantado visando a detecção de desafios e oportunidades de aprimoramento dos sistemas de informação. Isso resultou em avanços na catalogação das informações, agilizando a atualização dos dados em tempo real nas duas plataformas.
“Esse resultado é um marco importante para a saúde e mostra a importância do investimento em Atenção Primária realizado por Praia Grande há anos, perseverando nas ações voltadas à prevenção e à promoção de saúde, com foco especial na vacinação, que protege e salva vidas”, enfatizou o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Isaías Lima.