A saúde e a segurança dos servidores municipais continuam sendo prioridades para a Prefeitura de Praia Grande. Por isso, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Administração (Sead), realiza a Semana de Conscientização e Prevenção a Saúde e Segurança no Trabalho, que visa promover o debate sobre diferentes temas a respeito do assunto – no Auditório Jornalista Roberto Marinho (localizado na Rua José Borges Neto, 50, no Bairro Mirim).
O assunto da palestra de terça-feira (8) foi a educação e a segurança no trânsito, considerando a grande quantidade de motoristas que trabalham para a Prefeitura, nas mais diversas secretarias e departamentos da Administração – além da locomoção diária dos servidores até seus postos de trabalho.
Quem falou um pouco mais sobre isso foi o agente da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), Edson da Silva Redondo, que ressaltou algumas dicas essenciais para uma direção mais segura. “Uma das primeiras coisas que necessitam de atenção são as obrigações do motorista, como fazer a manutenção periódica dos veículos, ficar atento aos itens obrigatórios de segurança e às regras de trânsito municipal”.
Redondo destacou também a importância da Setran no planejamento, na organização e na fiscalização do trânsito local. “Trabalhamos diariamente para promover um tráfego mais seguro, de forma que possamos exercer a preservação das pessoas e de seus patrimônios em vias públicas. Isso ocorre pelo chamado Tripé do Trânsito, que é dividido em três pilares: Engenharia (que é o setor responsável pelo planejamento e pela infraestrutura das vias), Educação (que envolve a promoção de campanhas de conscientização e prevenção) e Esforço Legal (que visa realizar a fiscalização e aplicar o cumprimento da legislação de fato)”.
O também agente da secretaria, Giovanny Moraes, pontuou outro tema relevante: as principais infrações cometidas regularmente. “Entre elas, estão o excesso de velocidade, dirigir sem cinto de segurança, sob efeito de bebidas alcoólicas ou fazendo uso do celular ao volante. Ou seja, praticamente 90% dos acidentes são causados por falha humana, como imprudência ou falta de atenção. Por isso que nosso trabalho de sensibilização e supervisão constante é tão essencial”.
O evento, que ocorre em uma parceria da Divisão de Treinamento e Capacitação com a Seção de Segurança no Trabalho, segue com sua programação até sexta-feira (11) – em alusão aos dias Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho, comemorados em 28 de abril.