A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Praia Grande (COMPDEC) inicia neste domingo (1º) o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), que visa monitorar as áreas com riscos de alagamentos ou deslizamentos na Cidade. O objetivo é prevenir ocorrências que possam causar transtornos à população no período de chuvas mais intensas.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Praia Grande, Valfran Reis da Silva, com o início do PPDC, os trabalhos de monitoramento de áreas mais suscetíveis a alagamentos ou deslizamentos são intensificados pelas equipes.
O Plano tem vigência até dia 31 de março de 2025, podendo ser prorrogado pela comissão estadual, e está organizado em quatro níveis: observação, atenção, alerta e alerta máximo. “A partir do primeiro dia, fica decretado o estado de observação, com monitoramento e acompanhamento dos índices pluviométricos e nossas equipes fazem a análise frequente desses dados com o objetivo de determinar ações, caso haja a necessidade”, observa Valfran.
Atualmente, Praia Grande conta com dez pluviômetros e as equipes estão permanentemente fazendo análises e capacitações para o acompanhamento das informações.
Nos dias 17 e 18 de novembro, representantes da Defesa Civil e outras secretarias municipais participaram do treinamento São Paulo Sempre Alerta Chuvas de Verão Região da Baixada Santista, voltado aos municípios da Região de Santos (REPDEC/I-2), realizado em Cubatão. “A participação de todos nesta oficina foi fundamental para uma total sinergia visando a excelência no atendimento às ocorrências e vistorias que eventualmente nos afetem neste período, quando as fortes pancadas das chuvas, características do verão, atingem a região”.
Além disso, a coordenadoria de Praia Grande conta com o apoio do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), com o monitoramento por câmeras 24 horas por dia nas áreas mapeadas como sendo de riscos a deslizamento ou inundações e também nas praias, em virtude de eventuais ocorrências relacionadas à ressaca do mar.