Por Bruno Rezende
Os alunos dos cursos de confeitaria e padaria tiveram sua formatura realizada nesta quinta-feira (28), em evento que marcou a conclusão do aprendizado e contou com certificados de conclusão fornecidos pelo Senai, tendo como palco, o Programa de Integração e Cidadania (PIC) Melvi, que recebeu os alunos e seus familiares e contou com uma bela cerimônia para este momento tão especial.
O evento contou com apresentação de alguns alunos do PIC, que realizaram danças e encenações ao público, além de ter um momento dedicado aos discursos e festejos, como no final da cerimônia, onde alguns formandos e seus familiares se reuniram para comer bolos e salgados que levaram para a festa.
Vale lembrar que as aulas aconteceram na cozinha experimental da Secretaria de Assistência Social (Seas) e foram mais uma parceria com o Senai, por meio do Projeto Qualifica PG, da Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai), com o objetivo de entregar profissionalização aos participantes, que puderam aperfeiçoar e aprender novas técnicas, tendo agora um certificado que auxilia nos futuros desafios.
O formando do curso de confeitaria, Alex Peixoto, fez questão de preparar um discurso para expressar gratidão e falar sobre os aprendizados durante esse período. “Tivemos, além de tudo, uma verdadeira aula de cidadania e empreendedorismo. Tudo também é graças a maestria com que o professor nos ensinou”.
Outra formanda, desta vez no curso de padaria, é Ana Paula da Costa Santos, que conta já ser formada na área da confeitaria e por isso, decidiu adquirir ainda mais conhecimento e ingressar no novo curso. Sobre a formatura, Ana se sente muito feliz pela conclusão e por receber o certificado. “Para nós é muito gratificante e maravilhoso, não tenho palavras para expressar”.
A diretora do Departamento de Assistência Social, Josefa Luna, contou sobre a importância do certificado e sobre esta ser a primeira vez em que uma cerimônia de formatura foi organizada para as turmas do Senai, já que o curso teve uma duração maior do que o comum. “Nós achamos esse momento de grande valor, porque quando se fala em Senai, as portas se abrem por ter um peso muito grande no certificado”.
Já a secretária de Assistência Social de Praia Grande, Gisele Domingues comenta sobre o trabalho que a Cidade tem feito para proporcionar cursos como esse para a população. “Em 2004, quando o PIC foi inaugurado, tínhamos a proposta de trazer cursos e lazer. Com o passar do tempo esses equipamentos foram se espalhando e a proposta ampliada, dando acesso a atividades para a população, como são esses cursos profissionalizantes, que trazem progresso e autonomia para as pessoas”.
A coordenadora de relacionamento com a indústria do Senai, Tatiane Franco, falou sobre a longeva parceria da entidade com a Praia Grande e que se sente bem em ver os alunos doando seu tempo pelo curso. “É uma parceria que está durando há alguns anos e é muito gratificante para nós ver o pessoal se qualificando. Praia Grande tem uma infraestrutura muito boa onde a gente consegue trazer esses cursos. Já a parte de alimento é algo estratégico pois o aluno pode trabalhar em diversas áreas”.
Quem também falou sobre a formatura foi o secretário de Assuntos Institucionais, Itamar Marciano, dando foco nas novas oportunidades que a conclusão do curso abre e vendo o evento com bons olhos. “Hoje é o fim de uma jornada, dia que vão receber o certificado. É um prazer muito grande estar entregando o cume da conclusão do curso deles”.
O projeto Qualifica PG visa promover a inclusão econômica e social dos cidadãos. É possível se atentar aos próximos cursos acessando https://linktr.ee/qualificapg e realizando a inscrição, que também pode ser feita presencialmente na sede da SEAI, localizada na Avenida Ministro Marcos Freire, 6650 – Quietude.