Nesta terça-feira (5), a EM República de Portugal realizou o encerramento do projeto “Reciclar e Ajudar”. A unidade de ensino promoveu a entrega de lacres de latinhas e tampinhas de garrafas ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Praia Grande. Ao todo, a escola doou 16 sacos de 100 litros repletos dos dois materiais. Ao mesmo tempo que ensina os alunos a preservarem a natureza, a ação demonstra de forma prática o olhar ao próximo.
A doação foi entregue para a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca. Para reunir o material, a unidade de ensino mobilizou alunos e professores a trabalharem a temática desde abril. As docentes elaboraram atividades em sala de aula, buscando incentivar as crianças a colaborarem com o envio das tampinhas.
Para despertar o interesse a escola disponibilizou galões enfeitados onde as crianças podiam descartar as tampinhas, inclusive, separando por cores. Com o projeto, a unidade de ensino buscou mostrar de forma prática e divertida a importância de as pessoas adotarem ações de sustentabilidade sem esquecer da responsabilidade social. “Assim ajudamos construir uma comunidade mais solidária e engajada com a proteção ambiental”, destacou a diretora da EM República de Portugal, Kelly Cristina Almeida.
O resultado positivo só foi possível graças ao apoio e participação dos pais e familiares que aderiram a proposta do projeto. “O envolvimento dos responsáveis trouxe uma dinâmica de colaboração e responsabilidade social. Não apenas a coleta de tampinhas, mas também a conscientização sobre sustentabilidade e solidariedade, tornando o projeto mais significativo para todos os envolvidos”, afirmou Kelly Cristina.
Campanha –O que muita gente joga no lixo serve como matéria prima para o Fundo Social de Praia Grande. Tampinhas de garrafas pet e lacres de latinhas de bebidas como refrigerante e cerveja são trocados por cadeiras de rodas que ficam à disposição da a população. Toda semana o Fundo Social recebe cerca de 10 pedidos de empréstimos de cadeiras de rodas. São casos de pessoas que sofreram acidente ou estão acometidas por alguma doença.
Quem quiser ajudar pode doar qualquer quantidade dos produtos nas unidades sociais instaladas pelo Município (PIC, Cafe e Conviver) ou na sede do Fundo Social, na Rua Emancipador Paulo Fefin, nº 775, no Bairro Boqueirão. O telefone de contato é 3496-5001.