Segunda, 14 de Outubro de 2024
21°

Tempo nublado

Santos, SP

Cidades Praia Grande - SP

Seduc promove formação com docentes da Complementação Educacional

Cerca de cem professores das 13 unidades participaram dos encontros

05/07/2024 às 21h56
Por: Redaçâo Local Fonte: Prefeitura de Praia Grande - SP
Compartilhe:

Cerca de cem professores que atuam nas 13 escolas de Complementação Educacional da rede municipal de ensino de Praia Grande participaram de período de formação. Os docentes foram divididos em três grupos. A capacitação da última turma ocorreu nesta quinta-feira (4), no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim. Os encontros tiveram como objetivo alinhar as diretrizes de atuação para o segundo semestre.

A formação foi organizada pela Coordenadoria de Coordenadoria de Esporte e Complementação Educacional. Durante o encontro, o setor buscou trabalhar diferentes aspectos relacionados à rotina de atuação das escolas de complementação. Para atingir o objetivo, o diretor da Coordenadoria, André Luís da Costa Marques, contou com o apoio dos psicólogos educacionais da Secretaria de Educação (Seduc).

Stefani Oliveira, Adriana Benia e Cleyton Mendes conversaram com os professores nos três momentos de encontros. Uma das características da Complementação Educacional diz respeito a atender alunos com faixa etária de 7 a 14 anos. Durante o bate-papo, os psicólogos educacionais abordaram sobre o atitudinal e comportamental dos estudantes em cada fase da vida, quais os anseios e expectativas de cada um, relacionando com o papel do profissional em sala de aula.

Outro ponto destacado durante o encontro foram os projetos que podem ser desenvolvidos com os alunos de diferentes idades. Para abordar essa questão, a Coordenadoria trouxe a apresentação de dança e de coral organizadas por duas docentes da EM Carlos Eduardo de Conte Castro. “Diferente do ensino regular, a Complementação permite trabalhar com outras ferramentas, como a parte cultural”, enfatizou o diretor.

De acordo com Marques, os encontros foram proveitosos tanto para os professores quanto para a própria Coordenadoria. “Foi mais uma forma de termos umfeedbackdeles. Contamos com um grupo novo de profissionais que atuam pela primeira vez com a Complementação. Por isso, precisamos estar mais próximos, mostrando que escolas e Seduc são todas pertencentes a uma única engrenagem e que trabalha em prol do aluno”.

Em 2024, a Secretaria de Educação passou a contar com 13 unidades que atendem turmas de Complementação Educacional. São elas: EM Vereador Felipe Avelino de Moraes, EM Profª. Maria de Lourdes Santos, EM Cidade da Criança, EM Dorivaldo Francisco Loria, EM 19 de Janeiro, EM Fausto dos Santos Amaral, EM Antônio Peres Ferreira, EM Eduardo Gonsalves do Barreiro, EM Sonia Marise Domigues, EM Hilda de Carvalho Guedes, EM João Gonçalves, EM Natale de Lucca e EM Carlos Eduardo Conte Castro.

Contraturno – As escolas de Complementação Educacional funcionam com objetivo de dar um suporte às famílias atendendo os alunos no contraturno escolar. Os alunos frequentam as unidades durante 4 horas por dia. Algumas funcionam em prédio próprio e outras compartilham espaços com as turmas de Ensino Fundamental. As ações nestes locais seguem com base em quatro pilares fixos. São eles: atividades artísticas, educação física, educação para valores e rotina de estudos.

Além das ações fixas, os alunos podem participar também de outras atividades. Para ofertar estas oportunidades aos estudantes, a Seduc conta com a parceria da Secretaria de Esportes e Lazer (Seel). Por meio da pasta esportiva, são oferecidas as seguintes modalidades: surf, natação, vôlei de praia, futebol de campo, beachsoccer, ginástica artística e esportes náuticos.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Veja também