
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), segue realizando ações que auxiliam no processo de revisão e atualização do Plano Diretor de Turismo da cidade, feito em 2020. No dia 20 de março, foi promovida uma Oficina de Diagnóstico do Plano Diretor de Turismo de São Sebastião 2024-2027. A atividade contou com a participação de 14 pessoas representantes do Comtur e da Secretaria Municipal de Turismo. A equipe da consultoria contratada, a Fundação Instituto de Administração (FIA), fez a coordenação da ação, contribuindo para o fechamento do diagnóstico que será apresentado na etapa posterior para validação da SETUR e do COMTUR. O objetivo final é atualizar o documento, que reúne as diretrizes para o desenvolvimento da atividade turística de forma sustentável, às novas demandas que vão surgindo no decorrer do tempo. A reformulação, a cada três anos, é prevista em lei e é feita conjuntamente entre o poder público e iniciativa privada representada pelo Comtur de São Sebastião. A atividade turística tem papel fundamental na economia de São Sebastião, na valorização da cultura e preservação do meio ambiente, ressalta Adriana Augusto Balbo, secretária de Turismo. “É necessário planejar estratégias, avaliar as ações tomadas e monitorar a implementação de projetos de forma participativa. Assim avançaremos de maneira sustentável”, afirma. A revisão, sob coordenação da Secretaria de Turismo de São Sebastião e do Comtur, será elaborada pela FIA, uma instituição ligada à Universidade de São Paulo (USP) que congrega um seleto grupo de profissionais que desenvolvem projetos de pesquisa, consultoria e educação em todas as áreas da administração e foi o responsável pela elaboração do Plano Turismo SP 20-30 do Estado de São Paulo. Marco Cesare Perrotti Júnior, presidente do Comtur, acrescenta que o Plano Diretor vai estabelecer diretrizes sustentáveis para o turismo de São Sebastião considerando o momento atual, de mudanças climáticas. “O foco deste Plano Diretor, que será válido para o período de 2024 a 2026, será sustentabilidade”, afirma. Além de balizar o desenvolvimento do turismo, o Plano Diretor é imprescindível para o município captar recursos públicos estaduais, que ajudam a fomentar a atividade e irrigar a economia local. A Secretária de Turismo também ressalta que São Sebastião tem empenhado esforços na estruturação de uma Política Municipal de Turismo, promovendo o funcionamento e autonomia do Comtur, principal instrumento de controle e participação popular, além do fortalecimento e qualificação da Secretaria Municipal de Turismo. “E o Plano Diretor de Turismo contribui como um instrumento que organiza esta política e orienta o município para ações estratégicas de médio e longo prazo”, completa. #PraTodosVerem: imagens da realização da Oficina de Diagnóstico do Plano Diretor de Turismo de São Sebastião 2024-2027. Fim da descrição.
São Sebastião - SP New Orleans Fest transforma a baixa temporada e impulsiona turismo em São Sebastião
São Sebastião - SP Festival Sertanejo de São Sebastião 2026 abre inscrições para intérpretes solo e duplas
São Sebastião - SP New Orleans Fest abre programação com grande público, diversidade musical e show de Zeca Baleiro
São Sebastião - SP São Sebastião recebe certificação e integra novo SISMapa do Turismo Brasileiro 2026
São Sebastião - SP Prefeitura de São Sebastião é pioneira no Brasil com lançamento de novo site de turismo com IA
São Sebastião - SP 1º Baleia Week estreia com sucesso e impulsiona temporada de observação de baleias em São Sebastião
São Sebastião - SP Prefeitura abre inscrições para concessão de espaços no evento ‘New Orleans Fest São Sebastião 2026’
São Sebastião - SP Cantor Jeffinho e grupo Tokesamba se apresentam no sábado no ‘Ssambinha’ do bairro São Francisco
São Sebastião - SP São Sebastião realiza 1º Baleia Week com programação voltada à educação ambiental e cultura oceânica