
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), realizou uma reunião de alinhamento com representantes do Projeto Baleia Jubarte para tratar sobre ações a serem promovidas na temporada 2024 de passagem das baleias jubartes pelo Canal de São Sebastião. Na ocasião, foram planejados os trabalhos de conscientização para os visitantes, as campanhas para promoção do turismo responsável e a realização de ações educacionais voltadas às agências, operadores de turismo e marinas que operam no segmento náutico da região com o objetivo de promover um melhor entendimento sobre os cetáceos, instruindo de como devem agir ao se depararem com uma baleia, além das normas de avistagem vigentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama). Além disso, a SETUR se reuniu com representantes da Marinha do Brasil, Secretarias Municipais de Segurança Urbana (SEGUR) e Meio Ambiente (SEMAM), Defesa Civil, Instituto Baleia Jubarte e Projeto Baleia à Vista com o intuito de preparar um calendário oficial de prevenção e fiscalização nas ações do mar e criar uma agenda conjunta, integrando as ações sustentáveis do turismo de avistamento. O município de São Sebastião promove a conservação marinha e o turismo sustentável, em parceira com o Instituto Baleia Jubarte, com práticas responsáveis, educação ambiental e parcerias, reduzindo impactos ambientais e impulsionando o crescimento econômico local. Em 2023, São Sebastião foi vencedor da 11ª edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, com a iniciativa ‘Avistamento de Baleias em São Sebastião’. O Turismo de Avistamento Responsável de Baleias reflete positivamente na economia do município, beneficiando empresas locais, gerando empregos e fortalecendo a economia local. Levantamento realizado com as empresas que trabalham diretamente nos avistamentos apontou que, em 2022 e 2023, foram superadas as expectativas tanto em procura quanto em vendas, gerando mais de 570 negócios e mais de 70 pessoas por dia em lista de espera, proporcionando uma média de R$ 180 mil somente em passeios e um incremento de mais de R$ 350 mil para a economia geral do município. Vale ressaltar que a temporada de passagem das jubartes pelo canal de São Sebastião está prevista para os meses de maio, junho, julho e agosto. Todos os anos elas migram para a costa brasileira procurando águas mais quentes e rasas para acasalarem e parirem seus filhotes. Na temporada 2023, foram registradas a passagem de mais de 700 baleias pelo Canal. Para mais informações sobre passeios voltados à avistagem de cetáceos, ligue para a Secretaria de Turismo: (12) 3892-2620 ou acesse www.turismosaosebastiao.com.br/o-que-fazer/observacao-de-baleias . #PraTodosVerem: sequência de imagens das reuniões preparatórias para a temporada 2024 de passagem de baleias jubartes pelo Canal de São Sebastião. Fim da descrição.
São Sebastião - SP New Orleans Fest transforma a baixa temporada e impulsiona turismo em São Sebastião
São Sebastião - SP Festival Sertanejo de São Sebastião 2026 abre inscrições para intérpretes solo e duplas
São Sebastião - SP New Orleans Fest abre programação com grande público, diversidade musical e show de Zeca Baleiro
São Sebastião - SP São Sebastião recebe certificação e integra novo SISMapa do Turismo Brasileiro 2026
São Sebastião - SP Prefeitura de São Sebastião é pioneira no Brasil com lançamento de novo site de turismo com IA
São Sebastião - SP 1º Baleia Week estreia com sucesso e impulsiona temporada de observação de baleias em São Sebastião
São Sebastião - SP Prefeitura abre inscrições para concessão de espaços no evento ‘New Orleans Fest São Sebastião 2026’
São Sebastião - SP Cantor Jeffinho e grupo Tokesamba se apresentam no sábado no ‘Ssambinha’ do bairro São Francisco
São Sebastião - SP São Sebastião realiza 1º Baleia Week com programação voltada à educação ambiental e cultura oceânica