
O Projeto Guardiã Maria da Penha, realizado pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, começa a surtir os primeiros resultados. Nesta quinta-feira (28), um homem foi preso por uma das equipes do projeto após descumprir a medida protetiva determinada pelo Ministério Público.
De acordo com a comandante da Guarda, Rosana Costa, na tarde de quarta-feira (27), houve uma denúncia para o número 153, informando que um homem estaria ameaçando a ex-mulher. A ligação teria sido feita por uma das filhas da mulher. “Imediatamente, nossas equipes se dirigiram ao local, sendo uma delas a equipe Guardiã Maria da Penha, que conta com capacitação específica para atuar nesses casos”.
A comandante conta que o homem já não estava mais no local, porém o veículo da mulher estava destruído e ela estava bastante assustada. “A equipe Guardiã Maria da Penha conversou com a vítima e apurou que já havia uma medida protetiva contra o homem para que mantivesse distância de 500 metros, o que foi claramente descumprido. A própria vítima solicitou que nossa equipe fizesse rondas próximo a sua casa”. Além disso, os guardas coletaram informações sobre o homem, como características pessoais, nome completo, entre outras informações importantes.
E foi com base nestas informações que na manhã seguinte, ao realizar a ronda de acompanhamento pelo bairro onde ocorreu a situação, a equipe identificou o suspeito e conseguiu detê-lo. A ocorrência foi encaminhada ao 1º DP da Cidade para providências judiciais. “Estamos fazendo nossa parte para que esse tipo de situação não ocorra mais e acreditamos que o projeto será fundamental para ajudar a salvar muitas mulheres”, enfatizou a comandante.
O Projeto Guardiã Maria da Penha é realizado em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo e tem como objetivo garantir o cumprimento de medidas protetivas concedidas às mulheres vítimas de violência doméstica. Para isso, houve a capacitação de 31 guardas civis municipais que foram selecionados para participar do projeto. As equipes realizarão visitas domiciliares periódicas e acompanhamento do cumprimento das medidas protetivas aplicadas pelo Poder Judiciário, entre outras ações como o encaminhamento à Delegacia de Polícia ou serviços sociais, quando necessário.
Duas viaturas estão sendo utilizadas exclusivamente para o projeto e foram entregues no início de dezembro. Os veículos contam com design específico, nas cores azul, característica da Guarda Civil Municipal, e pink para simbolizar as mulheres. Panfletos sobre o programa estão sendo distribuídos pelos principais pontos da Cidade para que as mulheres se informem sobre a iniciativa.
São Sebastião - SP Defesa Civil de São Sebastião usa drone para auxiliar nas buscas de jovem desaparecido no mar
São Sebastião - SP Prefeitura de São Sebastião inicia projeto ‘Aquarela no Trânsito’ com alunos da rede municipal
São Sebastião - SP Polícia Municipal intensifica atuação no fim de semana e contribui para detenção de suspeitos
São Sebastião - SP Defesa Civil de São Sebastião realiza curso solidário de primeiros socorros e forma novos voluntários
São Sebastião - SP Defesa Civil e Fundo Social levam mais de 8 toneladas de donativos para vítimas das chuvas em MG
São Sebastião - SP Ações preventivas periódicas em São Sebastião ajudam no escoamento das águas da chuva
São Sebastião - SP 4ª turma da Polícia Municipal participa de curso de Controle de Distúrbios Civis com uso de Choque
São Sebastião - SP Prefeitura e Marinha reforçam fiscalização náutica durante o Carnaval em São Sebastião
São Sebastião - SP Avenida da Praia tem interdição a partir das 17h nos dias de folia em São Sebastião