As equipes das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) estão de volta à Baixada Santista , neste domingo,10, por determinação da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP). Segundo órgão, o objetivo de enviar a Rota de volta é para reforçar o patrulhamento na região após os ataques contra policiais registrados nos últimos três dias.
O reforço passou a ser realizado em conjunto com as demais viaturas da Operação Impacto - deflagrada na região com o objetivo de combater o tráfico de drogas e o crime organizado. São as equipes de inteligência da Polícia Civil e da PM.
"Todos estão empenhados para identificar e prender os criminosos que praticaram os atentados contra os policiais", diz nota da Secretaria de Segurança.
PMs SÃO ALVOS
O primeiro ataque - entre os três citados pelo governo paulista na nota oficial - aconteceu na última sexta,8, no bairro Cidade Náutica, em São Vicente. O PM sargento Gerson Antunes Lima foi baleado enquanto varia a frente de casa. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
Outro ataque aconteceu no mesmo dia, enquanto policiais militares realizavam uma operação na região em busca dos suspeitos que atiraram em Gerson. Uma equipe da PM foi surpreendida por um ciclista, que sacou uma arma e começou a atirar, no bairro Castelo, em Santos. Um agente foi baleado no ombro e uma jovem de 22 anos morreu vítima de uma bala perdida em meio ao tiroteio.
O último ataque aconteceu no sábado (9), também no bairro Cidade Náutica, em São Vicente. Um PM de 46 anos foi baleado na frente da própria casa enquanto estava ao lado da filha dele, de apenas 13. Ele foi socorrido a um hospital no município. Seu estado de saúde ainda não foi divulgado.