
A população de Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná e Sergipe terão mais uma oportunidade de se qualificarem, gratuitamente, na área gastronômica. Isso porque, o Ministério do Turismo, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-PR), abriu na última terça-feira (05.09) 633 vagas em 5 cursos para fortalecer o turismo, aprimorando as competências profissionais dos interessados para que a atuação no segmento gastronômico seja ainda mais eficaz.
Os interessados podem se candidatar a um dos seguintes cursos: Boas Práticas na Manipulação de Alimentos (38 vagas), Cozinha Brasileira (35 vagas), Cozinha Internacional (75 vagas) e Sustentabilidade Aplicada à Cozinha (425 vagas). As inscrições vão até o próximo dia 04 de outubro AQUI.
Os cursos se enquadram como “cursos livres”, isso quer dizer que são 100% gratuitos e ofertados na modalidade a distância (EaD), sendo essa a 7ª oferta realizada pelo MTur em parceria com o SENAC-PR. A Pasta já havia disponibilizado, na oferta anterior, 600 vagas voltadas à qualificação gastronômica.
QUALIFICAÇÃO– Prioridade da atual gestão, o Ministério do Turismo já ofertou quase 7 mil vagas em mais de 30 cursos gratuitos em parceria com institutos, universidades e sistema “S”. Recentemente, o MTur abriu o período de matrícula para o curso de Turismo Responsável. O curso de extensão é voltado para gestores públicos e privados de turismo, empresários da hotelaria, empreendedores, consultores, profissionais, estudantes, e prestadores de serviços turísticos.
Por Victor Maciel
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
São Sebastião - SP New Orleans Fest transforma a baixa temporada e impulsiona turismo em São Sebastião
São Sebastião - SP Festival Sertanejo de São Sebastião 2026 abre inscrições para intérpretes solo e duplas
São Sebastião - SP New Orleans Fest abre programação com grande público, diversidade musical e show de Zeca Baleiro
São Sebastião - SP São Sebastião recebe certificação e integra novo SISMapa do Turismo Brasileiro 2026
São Sebastião - SP Prefeitura de São Sebastião é pioneira no Brasil com lançamento de novo site de turismo com IA
São Sebastião - SP 1º Baleia Week estreia com sucesso e impulsiona temporada de observação de baleias em São Sebastião
São Sebastião - SP Prefeitura abre inscrições para concessão de espaços no evento ‘New Orleans Fest São Sebastião 2026’
São Sebastião - SP Cantor Jeffinho e grupo Tokesamba se apresentam no sábado no ‘Ssambinha’ do bairro São Francisco
São Sebastião - SP São Sebastião realiza 1º Baleia Week com programação voltada à educação ambiental e cultura oceânica