
A cerimônia de posse do ministro do Turismo, Celso Sabino, será na próxima quinta-feira (03.08) no Palácio do Planalto. A data foi confirmada pelo presidente Lula durante encontro onde o ministro apresentou uma série de ações e projetos que desenvolverá, à frente da Pasta, para impulsionar o turismo no país.
Entre as ações apresentadas ao presidente, Celso Sabino destacou ideias para potencializar a atividade turística no Brasil, com objetivo de aumentar a participação do setor na economia do país, principalmente, na geração de emprego e renda. Um dos focos principais do Ministério será o incremento da infraestrutura turística, com facilitação de crédito para empreendedores do setor via Fundo Geral de Turismo.
Além disso, o MTur desenvolverá parcerias para ampliar a qualificação profissional, com a oferta de novos cursos em parcerias junto ao Sistema S, Universidades e Instituições de Ensino e para promover destinos nacionais, com prioridade para projetos que envolvam o Ecoturismo Sustentável; Turismo Cultural, Histórico, Religioso e Cívico; Turismo de Base Comunitária e Rural; Afroturismo e Etnoturismo, além do Gastronômico; de Lazer e Náutico.
“Vamos melhorar e organizar a estrutura dos destinos, ampliar a oferta de cursos para qualificar o setor, investir em novas opções turísticas e dar mais visibilidade as belezas nacionais já consolidadas. Trabalhando o turismo de forma transversal, conseguiremos duplicar a contribuição do setor para a economia brasileira”, ressaltou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Outra atuação da nova gestão do Ministério do Turismo será para melhorar a imagem internacional e nacional do Brasil, incentivando o turismo doméstico e a promoção do país no exterior, por meio da Embratur. A Pasta vai realizar campanhas de promoção turística e PressTrip com influenceres brasileiros e estrangeiros. “Vamos gerar na sociedade o reconhecimento do Turismo e do turista como potente gerador de renda, empregos e riqueza. Ganha o Turismo e ganha todo o país”, ressaltou Sabino.
Também haverá uma ação para melhorar e ampliar a produção de dados sobre o turismo brasileiro, que está bastante defasada nos últimos anos. O Ministério do Turismo buscará parcerias com a Organização Mundial do Turismo, universidades, institutos de ensino, de pesquisa e órgãos governamentais para desenvolver novos dados que atendam à demanda de informações gerenciais.
Celso Sabino ainda assegurou que o Ministério do Turismo terá um amplo diálogo com o trade turístico, principalmente com a reativação do Conselho Nacional de Turismo, um órgão colegiado que conta representantes de diversos segmentos relacionados à atividade turística. “Teremos reuniões trimestrais e a primeira já acontecerá dia 19 de agosto. Juntos, vamos reconstruir o turismo brasileiro”, finalizou.
Por Paula Rosa
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
São Sebastião - SP New Orleans Fest transforma a baixa temporada e impulsiona turismo em São Sebastião
São Sebastião - SP Festival Sertanejo de São Sebastião 2026 abre inscrições para intérpretes solo e duplas
São Sebastião - SP New Orleans Fest abre programação com grande público, diversidade musical e show de Zeca Baleiro
São Sebastião - SP São Sebastião recebe certificação e integra novo SISMapa do Turismo Brasileiro 2026
São Sebastião - SP Prefeitura de São Sebastião é pioneira no Brasil com lançamento de novo site de turismo com IA
São Sebastião - SP 1º Baleia Week estreia com sucesso e impulsiona temporada de observação de baleias em São Sebastião
São Sebastião - SP Prefeitura abre inscrições para concessão de espaços no evento ‘New Orleans Fest São Sebastião 2026’
São Sebastião - SP Cantor Jeffinho e grupo Tokesamba se apresentam no sábado no ‘Ssambinha’ do bairro São Francisco
São Sebastião - SP São Sebastião realiza 1º Baleia Week com programação voltada à educação ambiental e cultura oceânica