Geral São Paulo
SP ultrapassa 15 mil estagiários em programa inédito de bolsas para alunos do ensino técnico do estado
Programa da Educação que oferece vagas a estudantes das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio está com inscrições abertas; ex-estagiários e hoje universit...
26/06/2026 12h34
Por: Redaçâo Local Fonte: Secom SP

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) ultrapassou o número de 15 mil estagiários do BEEM (Bolsa Estágio Ensino Médio), o programa inédito do Governo do Estado que encaminha estudantes do ensino técnico para a primeira experiência profissional na área de formação. Neste momento, são 2.856 vagas abertas. A expectativa é somar, até o fim deste ano, 30 mil estagiários do BEEM.

Por meio do programa, os alunos são contratados por empresas parceiras do programa e as bolsas são pagas pela Educação por seis meses com bolsas que podem chegar a R$ 883,66. Entre os alunos que passaram pelo programa e hoje já estão no ensino superior após aprovação por meio do Provão Paulista estão Fernando Iurko Garcia, de 18 anos de idade, e Luana Soares Ferreira, de 19 anos de idade. Eles se formaram com dupla certificação — Ensino Médio e técnico — na Escola Estadual Leopoldo Santana, localizada no Capão Redondo, na zona sul da capital.

LEIA TAMBÉM: Inscrições no BEEM: passo a passo para garantir o cadastro no programa de estágio

Fernando fez o curso técnico em logística e passou pelo estágio do BEEM em uma empresa de peças automotivas. “Eu checava a qualidade das peças e usava o que aprendi na aula. Foi bom porque aprendi como funciona o sistema de uma empresa e isso também facilitava em algumas coisas na escola”, conta. Ele permaneceu os seis meses no estágio e destaca o acolhimento da equipe. “As pessoas tiveram bastante paciência comigo”.

Com a bolsa do estágio, ajudava em casa e usava para despesas pessoais. Para ele, a experiência foi a porta de entrada para o mundo do trabalho. “Foi minha primeira experiência, foi importante”, diz o aluno.

Técnica em administração, Luana estagiou em uma empresa do setor de máquinas de café. “Eu fazia de tudo um pouco, cuidava de contratos e ajudava no que fosse preciso, sempre na área administrativa”, relata. Assim como Fernando, ela destaca a aplicação prática do que aprendia em sala: “Vi muita coisa que aprendi no curso dentro da empresa”.

A bolsa teve impacto direto na organização financeira da estudante. “Ajudou bastante em casa e me deu independência. Passei a cuidar das minhas coisas com o meu próprio dinheiro”, conta.

Foto: Reprodução/Secom SP

Para os dois ex-alunos da rede estadual, concluir o Ensino Médio com formação técnica ampliou caminhos profissionais. “É muito importante sair com dois diplomas porque aumenta as chances de conseguir um trabalho mais pra frente”, afirma Fernando.

O percurso dos ex-colegas de escola foi seguido pela aprovação no Provão Paulista, sistema seriado que garante acesso a instituições públicas de ensino superior no Estado. Fernando foi aprovado na Fatec, no curso de refrigeração e climatização. Ele continua morando com a família na zona sul de São Paulo e afirma que a conquista trouxe alívio financeiro. “Minha mãe falou que foi bom porque passei numa faculdade pública, porque senão não teria condições de pagar.” Ele acrescenta que, sem a aprovação, dificilmente estaria estudando. “Eu estaria trabalhando e talvez esperando para fazer outro vestibular”.

Fernando Iurko Garcia, de 18 anos de idade, e Luana Soares Ferreira, de 19 anos de idade

Já Luana conquistou uma vaga na USP, no curso de editoração. A aprovação veio na primeira chamada. “Eu li e reli três vezes meu nome na lista. Foi um sentimento de muita felicidade”, lembra. Ela conta que sempre planejou cursar o ensino superior e vê o Provão como um diferencial. “Ainda parece surreal estar na USP todos os dias”.

Hoje, a estudante segue morando com a família e optou por não ingressar em moradia estudantil. Como apoio para se manter na universidade, recebe a bolsa permanência do Provão Paulista, voltada a estudantes de baixa renda. Paralelamente, realiza trabalhos como freelancer para complementar a renda.

Fernando deixa um recado para os alunos do Ensino Médio Técnico: “Tem que se inscrever no BEEM e usar essa oportunidade para ver como a empresa funciona. Isso pode ajudar até dentro das aulas”. Enquanto isso, Luana pensa nos alunos que ainda não decidiram qual itinerário formativo seguir a partir do próximo ano e estão na primeira série do Ensino Médio: “Eu falo para os meus amigos: façam o ensino técnico, porque é um curso completo, a oportunidade da conquista de dois diplomas. E o estágio é uma ótima experiência, uma chance de colocar em prática o que está aprendendo”.

LEIA TAMBÉM: BEEM abre portas para o primeiro emprego e impulsiona futuro de alunos do ensino técnico da rede estadual

Quanto o aluno ganha e quais são os benefícios?

O BEEM oferece bolsa mensal que varia de R$ 437,99 a R$ 883,66, de acordo com o curso e a carga horária. Além disso, o estudante recebe auxílio-transporte pago pelo Estado.

Mais do que a remuneração, o programa funciona como uma porta de entrada para o primeiro emprego. Ao final do estágio, o aluno pode ser efetivado pela empresa como CLT ou Jovem Aprendiz, ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho.

Como fazer a inscrição para o BEEM?

As inscrições para o programa vão até o dia 20 de julho e são gratuitas. O cadastro deve ser feito pelo site: www.beem.sp.gov.br .

Para inscrever-se no programa de primeiro emprego, é preciso:

Provão Paulista

Estudantes da rede pública têm no Provão Paulista Seriado mais uma oportunidade de ingresso no ensino superior. Em três edições, o vestibular do Governo do Estado de São Paulo abriu mais de 46 mil vagas na USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) e Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).