Segurança São Sebastião - SP
Prefeitura e Polícia Rodoviária liberam comboio para passagem de ônibus em trecho da Rodovia Rio-Santos
A Prefeitura de São Sebastião, em conjunto com a Polícia Rodoviária Estadual, autorizou a passagem controlada de ônibus pelo km 175+800 da Rodovia ...
07/02/2026 23h55
Por: Redaçâo Local Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP

A Prefeitura de São Sebastião, em conjunto com a Polícia Rodoviária Estadual, autorizou a passagem controlada de ônibus pelo km 175+800 da Rodovia Dr. Manoel Hippolyto do Rego (Rio-Santos), trecho afetado por queda de barreira em decorrência das chuvas fortes e persistentes que atingem Juquehy, na Costa Sul do município.

Assim como ocorreu anteriormente com veículos de emergência, a liberação está sendo realizada de forma parcial e em sistema de comboio, exclusivamente para os ônibus da Linha Tronco TR02. As linhas locais L21 e L23 permanecem inoperantes.

A travessia ocorre com o acompanhamento da Polícia Rodoviária Estadual e de equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que seguem atuando na limpeza da pista e na avaliação técnica da encosta, que permanece encharcada.

De acordo com o prefeito Reinaldinho Moreira, a medida tem como objetivo garantir o deslocamento seguro da população. “Conseguimos, junto à Polícia Rodoviária, a liberação controlada para que as pessoas possam retornar às suas casas após o trabalho e se reunir com seus familiares. No entanto, é fundamental que a população e motoristas em veículos particulares aguardem a liberação definitiva da rodovia”, destacou.

Risco elevado

Novo boletim emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mantém o município em estado de atenção, agora com classificação de risco alto para a ocorrência de novas quedas de barreiras, com potencial impacto à população. Nas últimas 72 horas, o volume acumulado de chuvas chega a aproximadamente 171 milímetros, o que equivale a 171 litros por metro quadrado.

Em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, a Polícia Municipal pelo 153 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. A Defesa Civil reforça a orientação para que a população não tente atravessar áreas alagadas ou enfrentar a força das águas, pois há risco de arrastamento e ocorrência de acidentes graves.

Atualizado 7/2/2026 - 23h40